Caso tenha dúvidas sobre se o Sri Lanka é um bom destino, o Ekonomista deixa-lhe 11 sugestões irresistíveis. É uma viagem inesquecível.
O Sri Lanka é um país maravilhoso, cheio de atrações para o visitarmos vezes e vezes sem conta. Se é um fã de viagens, certamente que este país já está na sua wish list, visto que é uma experiência única ir até este destino. As diferenças culturais, gastronómicas e religiosas são, à cabeça, uma das boas razões para não dispensar uma ida até este país.
Todavia, num momento em que o património natural do nosso planeta se encontra tão ameaçado, ir até ao Sri Lanka faz cada vez mais sentido, dado que ainda é um dos poucos locais no mundo que conserva e preserva reservas naturais absolutamente intocadas. Deslumbre-se com as nossas 11 excelentes propostas!
11 excelentes motivos para ir ao Sri Lanka
A Reserva Florestal Sinharaja foi classificada pela UNESCO
1. Visitar a Reserva Florestal Sinharaja
Esta reserva florestal fica no sudoeste do Sri Lanka. É um verdadeiro santuário de Natureza, com árvores raras e uma vida animal que conta com anfíbios, insetos, borboletas, répteis e pássaros. A UNESCO declarou o local como reserva de biosfera e este é um sítio de passagem obrigatória, para quem visita o país.
2. Conhecer o orfanato de elefantes de Pinnawala
Falar no Sri Lanka, é falar no Orfanato de Elefantes de Pinnawala. Situado a 90km de Colombo, a capital do país, esta é uma atração única para quem gosta de Natureza, animais e, particularmente, de elefantes.
Símbolo, por excelência, do continente asiático, neste lugar é possível contactar com o animal, ficar a conhecer as suas rotinas e vê-lo a alimentar-se e a tomar banho no rio.
3. Observar as baleias azuis
Essencialmente, entre novembro e abril, dá-se o período da migração destes animais. Se estiver pela praia de Mirissa, há empresas que disponibilizam os chamados “Whale Watching”, passeios que têm em vista a observação de baleias.
Os barcos levam os turistas mar adentro, onde é possível admirar as baleias azuis (o maior mamífero aquático), assim como observar alguns golfinhos e tartarugas.
No Adam´s Peak, acredita-se existirem sinais de Buda ou Shiva
4. Subir ao Adams Peak
O Pico de Adão é, talvez, um dos locais mais simbólicos do Sri Lanka, visitado por muitos aventureiros, mas também peregrinos. Crê-se que neste pico estão marcas que, para uns, serão de Buda; para outros, serão de Shiva; e, para outros ainda, serão de Adão, logo após ter sido expulso do paraíso.
Quanto a factos, este é o quinto maior pico do Sri Lanka e há vários trilhos para chegar até ele. Se começar a escalada à noite, terá oportunidade de presenciar um dos espetáculos mais fascinantes: o nascer do sol, bem no topo deste pico.
5. Descobrir o templo do Dente Sagrado
Este templo fica em Kandy, a segundo maior cidade do Sri Lanka. Nesta localidade, encontrará muitos museus, bem como templos de uma beleza arquitetónica única. Quanto ao templo em questão, o seu nome deve-se à sua principal atração. Um dente do Buda que está guardado na sala mais importante do edifício.
6. Viajar de comboio entre Kandy e Elle
Aproveite que está em Kandy para fazer esta viagem de comboio até Elle. Este trajeto é considerado dos mais belos do mundo, pois as paisagens são extraordinárias. Montanhas, plantações de chá, monumentos budistas são apenas uma amostra de tudo aquilo que pode admirar, durante o percurso.
Polonnaruwa é um complexo com mais de 100 templos
7. Percorrer as ruínas de Polonnaruwa
Estas ruínas são também conhecidas como o Parque Arqueológico de Polonnaruwa. Além da riqueza histórica e patrimonial, este sítio impressiona pela sua dimensão. Afinal, trata-se nada mais, nada menos, do que um complexo com mais de 100 templos, estátuas, monumentos e túmulos relacionados com o budismo. Uma boa sugestão é percorrer este espaço de bicicleta.
8. Banhar-se na praia Unawattuna
Claro que uma ida à praia é essencial numa visita ao Sri Lanka. A sugestão é que vá até à praia de Unawattuna, onde surfistas ou, simplesmente, banhistas não dispensam passar umas horas debaixo do seu sol e dentro do seu mar.
O local é de tal forma paradisíaco que é conhecido como o Caribe do Sri Lanka, provavelmente devido à cor azul das suas águas. Sem dúvidas, uma das maiores atrações deste país asiático.
9. Ir até à cidadela de Sigiriya – Lion Rock
Esta é a “oitava maravilha do mundo”. Data de 476 d.C e trata-se de uma cidade bem pequena, com a particularidade de ter sido construída dentro da rocha do leão (Lion Rock)., para dar abrigo a um reinado.
Esta é uma das urbes da Antiguidade mais bem conservadas e preservadas. O desafio é que suba cerca de 600 metros da rocha, para depois ser compensado por um enorme salão com pinturas, frescos e jardins Logo à entrada, é recebido com uma escultura das patas de um leão gigante.
Dambulla tem dezenas de estátuas e várias cavernas com pinturas
10. Relaxar no templo das Cavernas de Dambulla
O templo das cavernas de Damballa é um sítio belíssimo e bastante tranquilo. Foi construído no século III a.C., possui 157 estátuas e pinturas rupestres e 5 cavernas de diferentes tamanhos. A sugestão é que passeie calmamente pelo seu interior e espaços envolventes, de modo a admirar toda a sua riqueza artística, assim como o sossego e paz que o local transmite.
11. Explorar o Parque Nacional Horton Plains
O Parque Nacional Horton Plains tem uma área florestal de mais de 10 mil hectares. Além de uma flora diversificada, ele possui diferentes espécies animais. O Parque encontra-se entre 2000 e 3000 metros de altitude e, além da sua riqueza natural, oferece vistas deslumbrantes a partir das suas grandiosas falésias.
Comments