Buscar
  • Redpark

20 Dicas que tem de ver antes de viajar!

Seja um viajante frequente ou um novato, é sempre prudente fazer uma lista de viagem. A Momondo elaborou uma que lhe apresentamos aqui com todos os essenciais para viajar, incluindo aquelas coisas que fariam sentir bem inútil se se esquecesse. Saberá certamente do que estamos a falar – vacinas, vistos e validade do passaporte: elementos cruciais, mas chatos o suficiente para não nos lembrarmos.





1. Reserve com antecedência

Não faça reservas de hotéis ou voos em cima do joelho – as probabilidades não jogam a seu favor. As hipóteses de poupar dinheiro com reservas à última da hora são poucas, e a última coisa que lhe vai apetecer é andar à procura de um bom hotel à chegada ao seu destino. O melhor é mesmo reservar com antecedência (reserve com 53 dias de antecedência para conseguir os melhores preços!).


2. Seja flexível

Pense bem sobre marcar um voo ou quarto de hotel flexível (ou seja, com política de cancelamento). Podem ser mais caros inicialmente, mas pode acabar por poupar bem mais a longo prazo.


3. Será que posso entrar?

Precisa de um visto? Confirme se é necessário ou não – mesmo para países em que esteja só de passagem – e não se esqueça de perguntar quanto tempo demora a ser processado. Se já o tem, assegure-se que é válido para a duração total da sua estadia.


4. Não fique em Terra

O passaporte é válido? Certifique-se que a validade do seu passaporte se estende para além da duração da sua viagem: caso contrário alguns países não o deixam entrar! Lembre-se de conferir os regulamentos de passaporte para o país específico que visita antes de partir. Muitos países requerem que um passaporte tenha um determinado número de meses de validade a partir da data de entrada ou um determinado número de meses após sair do país.


5. Vacinas e medicação

Ninguém gosta, mas é melhor que a alternativa. Se possível, visite o seu médico de família pelo menos oito semanas antes de partir. Algumas vacinas precisam de ser dadas com bastante antecedência para que o corpo tenha tempo de desenvolver imunidade, bem como alguma medicação é necessária ser tomada semanas antes da partida. Assegure-se que recebe todos os medicamentos e vacinas recomendados e/ou obrigatórios, e certifique-se que as suas vacinas existentes estão atualizadas.


6. Prova de voo de regresso

Alguns países não o deixam entrar se não tiver um voo de saída marcado – confirme as regras para o seu destino antes de ir, e leve sempre uma fotocópia do seu cartão de cidadão e do passaporte na bagagem de mão.


8. Distribua o seu dinheiro

O seu pior pesadelo! Se está a viajar com dinheiro vivo, não o guarde todo no mesmo sítio. Assim, se perder uma mala, tem sempre a outra.


9. Tire cópias destes documentos

Faça fotocópia e digitalize os documentos importantes – passaporte, cartão de cidadão, carta de condução, bilhetes, confirmações de hotel, etc. Dê uma cópia a alguém responsável (à esposa ou marido, por exemplo), e leve a outra consigo.


10. Mande um email para si próprio

Mande um email para si mesmo com toda a tua informação, como a do passaporte, voos, números de telefone importantes, etc. Assim, se perder de vista a carteira ou o telemóvel, pode ser o seu próprio herói.


11. Telefone ao banco

Ligue para o seu banco a avisar que vai estar fora, dando-lhes as datas específicas da viagem, para evitar que o seu cartão de crédito/débito seja rejeitado. Alguns bancos têm limites de levantamento mensal, bem como alguns cartões não funcionam em certos países – confirme antes de partir. E não se esqueça de tomar nota da melhor forma de contactar o seu banco, só para o caso da sua carteira desaparecer.


12. Faça as malas. Depois faça outra vez!

Não leve mais que o necessário. Faça uma revisão à sua mala. Será que precisa mesmo de quatro pares de sapatos e seis pares de calças? Leve roupa que seja de acordo com a temperatura do destino de viagem, mas não se esqueça, por exemplo se for para um destino tropical no inverno de levar um casaco para poder vestir quando regressar ao seu país.


13. Cuidado com estes recipientes!

Isso é um shampoo ou um desodorizante na sua bagagem de mão? Contém menos de 100ml? Qualquer que seja o líquido, é melhor ter a certeza, senão fica sem eles na segurança do aeroporto.


14. Está assegurado?

Verifique bem o seu seguro de viagem. Confirme que cobre tanto para onde vai como o que vai fazer. E certifique-se que tem uma cópia sempre contigo.

Se não fez seguro, ainda vai a tempo de realizar um antes da partida. Mais vale prevenir, que remediar!


15. 999, 911, 112?

Confirme quais os números de emergência do destino para onde vai. Uma boa app para ter chama-se Emergency Numbers (Android) ou Emergency Phone Numbers (iOS), que lhe dá os números de emergência por GPS, ou através de pesquisa manual se estiver offline.

16. Esvazie a memória

Pode sempre comprar mais cartões de memória no aeroporto, mas confirme que a sua máquina fotográfica está a funcionar – e que tem espaço para todas as fotografias (e vídeos) que vai querer tirar. Bem como, que leva todo o equipamento necessário para a carregar.


17. Liga-se à corrente

Certifique-se que tem a ficha ou o adaptador correto. Não vai querer ficar sem bateria no meio da sua viagem.

Assegure-se também que leva todos os carregadores dos dispositivos eletrónicos que levar.


18. Vá offline

Descarregue o mapa offline da cidade e navegue o seu destino como um pro! Diga adeus às despesas de roaming!


19. Mais vale prevenir que remediar

Coloque uma muda de roupa (que não pese muito!) na bagagem de mão, na eventualidade da bagagem de porão se perder (desodorizante, escova e pasta de dentes também não são má ideia, para o caso de não serem disponibilizados no hotel).


20. Coragem!

Aventurar-se para um lugar novo e desconhecido é uma experiência entusiasmante. Agora que está fora da sua zona de conforto – aproveite!


#travel #viagens #dicasdeviagens 

54 visualizações

Horários

24h por dia, 7 dias por semana

  • facebook - redpark
  • Instagram - Redpark